NFS-e – Rejeição e-mail do tomador inválido

Incidente
Ao tentar processar a NFS-e é apresentada a mensagem: e-mail do tomador inválido.

Causa
Esta mensagem é apresentada, pois no cadastro do Agente tomador do serviço, o endereço de e-mail está fora do padrão ou não foi informado.

Solução
Para que a NFSe seja processada, realize os passos a seguir:

1. Acesse o menu / Cadastros / Clientes;
2. Na aba o o Cadastro do Cliente em questão, campo E-mail, corrija ou informe o e-mail do tomador do serviço.
3. Gere RPS de envio.

Atualização de cadeia de certificados

ATENÇÃO

Comunicamos a substituição do certificado digital que identifica os servidores que hospedam os serviços referentes aos Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, BP-e) da Sefaz/RS e da Sefaz Virtual do RS (SVRS).
A substituição destes certificados digitais é um procedimento anual rotineiro e, via de regra, não causa nenhum impacto para as empresas usuárias destes serviços.
Contudo, os contribuintes precisarão estar com as cadeias de certificação instaladas em seus equipamentos para evitar eventuais interrupções nos serviços. As cadeias de certificados podem ser baixadas diretamente do site da ICP-Brasil nos endereços abaixo:

Como atualizar?

Faça o download das cadeias abaixo:
Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5
Autoridade Certificadora SERPRO v4
Autoridade Certificadora do SERPRO Final SSL

Após ter feito o download dos arquivos, execute os clicando duas vezes em cada um, basta confirmar o instalador até o fim e estará atualizado.

Falha no Schema XML do lote de NFe.

Causa
Este é um erro que pode englobar muitas coisas, pois o mesmo não especifica qual é o problema.

Solução
Revise a nota pois algum campo pode esta faltando informação ou esta com a informação incorreta.

Erros mais comuns
CSOSN, NCM, NAT. OP. Esses campo são os que mais erram recorrentemente e é valido verifica-los.

Erro para cadastrar um Cliente, Fornecedor e outros pela Consulta da SEFAZ

Causa: Erro na hora de fazer o download da imagem do captcha.
Erro na hora de obter a URL do captcha.
Erro HTTP: 0
URL: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp

Solução: Neste caso o problema esta na própria SEFAZ tente fechar o cadastro e abrir novamente ou atualize o para obter uma nova imagem do Captcha.

Falha na validação dos dados da nota: 2349

Causa: Falha na validação dos dados da nota: 2349
‘0.00’ violates enumeration constraint of ‘4.00 7.00 12.00’.
The element ‘{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}pICMSInter’ with value ‘0.00’ failed to parse.

Solução: Neste caso o problema é que no NCM(s) do(s) produto(s) na NF-e não esta cadastrado o Difal
vá em TABELAS\NCM CLASSIFICAÇÃO FISCAL e pesquise os NCMs respectivos e coloque as porcentagem para os estado, origem e destino
Também é valido conferir se na nota esta como consumidor final (para pessoa física é obrigatório, para Jurídico no caso de consumidor final e não contribuinte de ICMS, Jurídica contribuinte de ICMS somente se ele for consumidor Final).

98-Rejeição Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

Causa: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

 

Soluções: Na maioria dos casos é simples, a questão é que o valor total do produto (Que seria a base de cálculo BC está diferente como no exemplo abaixo).

  • É uma nota de devolução? Sua empresa é simples?
    1. Se sim olhe o CSOSN=0900 e CST PIS\CONFINS = 99
  • O valor da base de cálculo está igual ao valor total do produto?

 

  • Veja também na aba DOC. REFERENCIADO se a Finalidade esta como Devolução/Retorno
  • Não deixe também de colocar CHAVE REF. Que seria a nota que você recebeu.

Rejeição: Consumo Indevido

Causa: Diversas tentativas de emitir uma nota com o erro a Sefaz te bloqueia momentaneamente pela insistência.

Solução: Verifique qual é o erro e tente solucionar ou entre  em contato com o suporte!

Como Adicionar seu Certificado Digital

Como Adicionar seu Certificado Digital no Sistema SGCorp.

Estas instruções servem tanto para a primeira adição do Certificado ou para um certificado que venceu e você quer adicionar um novo.

AVISO: Muito importante!!! Verificar se o certificado está instalado em seu Computador. Caso não esteja, verifique com o responsável pela manutenção e suporte de informática de sua empresa

Siga o modelo a baixo:

1)Configurações \Empresas

1
2)Clique em detalhe

2

Clique na Aba “Certificados”

3

4)Clina na Lupa do Campo Núm.Série.Cert.

A)Selecione o certificado desejado (no caso de Certificado novo, veja a data para selecionar o novo Certificado que tem que estar com a data de validade correta).

B)Digite a Senha do Certificado Selecionado no Instrução A (Independente que tenha uma senha salva, recomendasse que apaguei e digite novamente para sua segurança)

4

 

 

Após clique em ok e salve para concluir o processo.