Atualização de cadeia de certificados

ATENÇÃO

Comunicamos a substituição do certificado digital que identifica os servidores que hospedam os serviços referentes aos Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, BP-e) da Sefaz/RS e da Sefaz Virtual do RS (SVRS).
A substituição destes certificados digitais é um procedimento anual rotineiro e, via de regra, não causa nenhum impacto para as empresas usuárias destes serviços.
Contudo, os contribuintes precisarão estar com as cadeias de certificação instaladas em seus equipamentos para evitar eventuais interrupções nos serviços. As cadeias de certificados podem ser baixadas diretamente do site da ICP-Brasil nos endereços abaixo:

Como atualizar?

Faça o download das cadeias abaixo:
Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5
Autoridade Certificadora SERPRO v4
Autoridade Certificadora do SERPRO Final SSL

Após ter feito o download dos arquivos, execute os clicando duas vezes em cada um, basta confirmar o instalador até o fim e estará atualizado.

Falha no Schema XML do lote de NFe.

Causa: Este é um erro que pode englobar muitas coisas, pois o mesmo não especifica qual é o problema.

Solução: Revise a nota pois algum campo pode esta faltando informação ou esta com a informação incorreta.

Erros mais comuns: CSOSN, NCM, NAT. OP. Esses campo são os que mais erram recorrentemente e é valido verifica-los.

Erro para cadastrar um Cliente, Fornecedor e outros pela Consulta da SEFAZ

Causa: Erro na hora de fazer o download da imagem do captcha.
Erro na hora de obter a URL do captcha.
Erro HTTP: 0
URL: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp

Solução: Neste caso o problema esta na própria SEFAZ tente fechar o cadastro e abrir novamente ou atualize o para obter uma nova imagem do Captcha.

Falha na validação dos dados da nota: 2349

Causa: Falha na validação dos dados da nota: 2349
‘0.00’ violates enumeration constraint of ‘4.00 7.00 12.00’.
The element ‘{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}pICMSInter’ with value ‘0.00’ failed to parse.

Solução: Neste caso o problema é que no NCM(s) do(s) produto(s) na NF-e não esta cadastrado o Difal
vá em TABELAS\NCM CLASSIFICAÇÃO FISCAL e pesquise os NCMs respectivos e coloque as porcentagem para os estado, origem e destino
Também é valido conferir se na nota esta como consumidor final (para pessoa física é obrigatório, para Jurídico no caso de consumidor final e não contribuinte de ICMS, Jurídica contribuinte de ICMS somente se ele for consumidor Final).

98-Rejeição Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

Causa: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

 

Soluções: Na maioria dos casos é simples, a questão é que o valor total do produto (Que seria a base de cálculo BC está diferente como no exemplo abaixo).

  • É uma nota de devolução? Sua empresa é simples?
    1. Se sim olhe o CSOSN=0900 e CST PIS\CONFINS = 99
  • O valor da base de cálculo está igual ao valor total do produto?

 

  • Veja também na aba DOC. REFERENCIADO se a Finalidade esta como Devolução/Retorno
  • Não deixe também de colocar CHAVE REF. Que seria a nota que você recebeu.

Rejeição: Consumo Indevido

Causa: Diversas tentativas de emitir uma nota com o erro a Sefaz te bloqueia momentaneamente pela insistência.

Solução: Verifique qual é o erro e tente solucionar ou entre  em contato com o suporte!

Como Adicionar seu Certificado Digital

Como Adicionar seu Certificado Digital no Sistema SGCorp.

Estas instruções servem tanto para a primeira adição do Certificado ou para um certificado que venceu e você quer adicionar um novo.

AVISO: Muito importante!!! Verificar se o certificado está instalado em seu Computador. Caso não esteja, verifique com o responsável pela manutenção e suporte de informática de sua empresa

Siga o modelo a baixo:

1)Configurações \Empresas

1
2)Clique em detalhe

2

Clique na Aba “Certificados”

3

4)Clina na Lupa do Campo Núm.Série.Cert.

A)Selecione o certificado desejado (no caso de Certificado novo, veja a data para selecionar o novo Certificado que tem que estar com a data de validade correta).

B)Digite a Senha do Certificado Selecionado no Instrução A (Independente que tenha uma senha salva, recomendasse que apaguei e digite novamente para sua segurança)

4

 

 

Após clique em ok e salve para concluir o processo.

655= Rejeição, informado ncm inexistente

Causa:

Quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, será retornado a rejeição “778 – Informado NCM inexistente”.

Solução:

Deve-se consultar a tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC para confirmar a existência do Código NCM informado. Se identificado o código, recomendo entrar em contato com a Sefaz, pois pode tratar-se de um problema no Ambiente Autorizador da NF-e. Na maioria dos casos, assim com a rejeição informa, realmente não existe o código informado e nesse caso, é necessário identificar outro código NCM, existente, previsto e que melhor se enquadra na sua Operação. Para realizar consulta e verificar todos os Códigos NCM disponíveis. Ou entre em Contato com sua Contabilidade.

818->Rejeição: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ

818->Rejeição: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ

Causa:

Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual do Destinatário  informada não estiver vinculado ao CNPJ o mesmo, será retornado a rejeição “818->Rejeição: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ“.

Exemplo:

Foi emitida uma NF-e com CNPJ do Destinatário igual à “88.888.888/0001-88” e IE “999999999”, mas na Sefaz, o CNPJ está vinculado a uma Inscrição Estadual diferente. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 234.

Solução:

Deve-se consultar o CNPJ do Destinatário no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes para verificar qual a IE está vinculada ou Entrando em contato com seu Cliente. Identificado a Inscrição Estadual correta do Destinatário, altere essa informação no cadastro do Cliente. Após corrigido, pesquise novamente o Cliente e reenviar a NF-e para processamento.